© 2018 Professor Jefferson Leonardo | Trendsetter Mkt

Vitória ou Valor... qual o mais importante?

June 15, 2018

 

 

Há dois dias da Copa do Mundo a Federação de Futebol da Espanha dá uma lição de como preservar os valores, princípios, crenças e a ética. Os dirigentes da federação espanhola, em um encontro rápido e assertivo, decidiram mandar embora o treinador Julen Lopetegui, faltando apenas 48 horas para inicia a Copa do Mundo de futebol, passando, imediatamente, a responsabilidade ao ex-zagueiro Fernando Hierro, um dos ídolos do Real Madrid, que jogou quatro copas e era atualmente o diretor esportivo da seleção espanhola, sem nenhuma experiência na função de técnico de futebol.

 

Você pode estar pensando: que coragem... que ousadia... até que loucura... tomar uma decisão dessas criando uma instabilidade na equipe espanhola, nos torcedores e na comunidade futebolística, comprometendo uma possível conquista de se tornarem a melhor equipe de futebol do mundo em 2018.

 

O fato gerador dessa decisão foi porque o técnico, há menos de três semanas tinha renovado o compromisso de comandar a seleção espanhola até 2020, e comunicou sua ida ao Real Madrid à federação cinco minutos antes do anúncio para a imprensa mundial. Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, disse: “Nós fomos obrigados a dispensar o técnico Julen Lopetegui. Somos a seleção do povo da Espanha e tomamos essa decisão com base nos atos dele e em nossos valores”.

 

Lopetegui deixou a Rússia demitido com 20 jogos de invencibilidade e como um dos favoritos da Copa. A pergunta é: basta ser o melhor ou também tem que ser bom caráter? Em uma organização séria os valores e princípios são norteadores de decisões para os negócios, sócios, fornecedores, clientes e funcionários. Aquele quadro na parede e/ou no mural da recepção da empresa com sua Missão, Visão e Valores são interiorizados nas equipes de trabalho e exemplos diários da diretoria. Ainda vejo dificuldade na tomada de decisão para desligar o melhor vendedor da empresa, mesmo sabendo que suas práticas comerciais contem ausência de ética. Não vender a um cliente que está desalinhado com os valores da empresa, não comprar de um fornecedor que conduz seu negócio com ações escusas.

 

 O grande líder preserva, em sua gestão, os valores e princípios sedimentados na organização. Toma decisão com base nessas premissas, e tem a coragem de priorizar os VALORES em detrimento do prejuízo.

 

Reflita sobre isso!

 

Foto: Divulgação

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O que você fala, você faz?

July 9, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes