© 2018 Professor Jefferson Leonardo | Trendsetter Mkt

Quer ser um líder Intenso ou Extenso?

June 8, 2018

 

O verdadeiro líder não se mede pelo tempo que ele ocupa o cargo, mas sim por sua postura, conquistas e legado. Existe uma diferença de ser intenso e extenso. Intenso significa que há muita tensão, que se manifesta em alto grau, forte e energético, e extenso significa que tem extensão, que ocupa largo espaço e é duradouro.

 

As organizações buscam, continuamente, líderes extensos, aqueles que conseguem engajar as pessoas em um propósito comum. Ainda assisto nas corporações a confusão entre gerenciar e liderar, considerando o profissional com habilidades de conduzir bem processos, procedimentos, fluxos e coisas, catalogado como excelente líder - ledo engano. Líder é aquele que lidera pessoas, que as educa, que a influência positivamente e que conquiste, naturalmente, o respeito e a confiança dos seus liderados.

 

A final ser um líder verdadeiro é uma questão de traço do DNA ou de treinamento. Gosto do conceito que o meu amigo Eugênio Mussak aborda esse tema. Ele defende que a liderança não é dom, é uma virtude do ser humano. A filosofia define virtude como a força intrínseca, capacidade a ser desenvolvida e a impulsão que dirige o indivíduo para bem, distinguindo da força que dirige para mal, esse caminho se chama “vício”. Como exemplo lembro de Napoleão: ele não tinha a virtude da liderança, mas sim o vício do poder tirânico.

 

O alcance da virtude é uma estrada que não tem fim, e é construída passo a passo no decorrer da vida pessoal e profissional. A conquista do respeito e confiança do seu liderado leva muito, e é necessário enumeras provas concretas para sedimentar esse status, mas basta um minúsculo deslize de atitude e caráter para ser desmoronada. Como está a caminhada da sua virtude?

 

Reflita sobre isso!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O que você fala, você faz?

July 9, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes