Liderar na empresa e em casa, qual a diferença?

May 2, 2018

 

Você acreditaria se eu falasse que o hábito de liderar pode causar problemas em casa! Pois é, eu já tive problemas dessa natureza em casa com a família. Vamos falar a verdade... quando estamos no ambiente de trabalho, sob a responsabilidade de liderar uma equipe, manter uma postura com seus pares e principalmente com seu superior, acaba que você não consegue ser natural, falar o que realmente pensa, agir como gostaria e ter a postura que normalmente atuaria. Cada decisão dessas está influenciada pela cultura e jeito de ser da organização em que está trabalhando. É inevitável, você tem que jogar com as regras da empresa para não ser demitido.

 

Para se adequar a essa situação, você cria uma casaca e/ou uma máscara de perfil conveniente para a sua sobrevivência, e sem perceber carrega esse perfil para dentro da sua casa com sua esposa e filhos.

 

Em um certo momento, bem-sucedido de minha carreira, tive uma discussão acalorada com minha esposa e filho, ambos se queixando da minha postura em nossa convivência. Foi quando escutei as seguintes frases:

 

- Você fala com a gente como se estivesse falando com um dos seus funcionários!

- Você não pede as coisas para nós, você praticamente manda a gente fazer!

- Quando alguma coisa sai errado, você parece que está dando uma bronca em um dos seus funcionários!

- Não somos seus funcionários, somos sua família!

 

Obviamente que na hora não concordei com nada que eles haviam falado. Nada melhor do que 24 horas de reflexão, chegando rapidamente a conclusão que eu estava misturando os ambientes, e que não estava agindo corretamente no papel de pai e esposo. Isso me deixou pensativo e muito envergonhado. No final de semana seguinte pedi uma conversa com a família, sentados no sofá, com calma, tranquilidade e serenidade, emocionadamente reconheci minha inadequada postura dentro de casa, incrementando que estava, erroneamente, misturando os ambientes. Pedi desculpas e disse que tomaria os devidos cuidados a partir desse momento, e ainda pedi para que se eu desviasse da postura correta que me chamassem a atenção.

 

Até hoje penso e tomo cuidado com minha postura e tratamentos dentro de casa, e felizmente não tivemos mais esse tipo de discussão. Se você já é um líder ou está preste a receber uma promoção, espero que esse artigo lhe traga uma lição e evite discussões com sua amada família.

 

Reflita sobre isso!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O que você fala, você faz?

July 9, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes